/ / / Programa “Alfabetiza Pará” que se iniciou em 2023, retorna com suas formações em 2024
Educação

O Programa Alfabetiza Pará que se iniciou em 2023 em Curuá, retorna com suas formações neste ano de 2024 com o 1º Módulo Formativo, destinado a gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores do 1º ciclo de alfabetização.
Com o tema “O professor alfabetizador e a criança no processo de alfabetização”, o evento aconteceu nesta quarta e quinta (17 e 18/4) no auditório do Centro de Qualificação de Jovens, Helena Chaves.
A proposta do Programa é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para melhorar o ensino ofertado na rede municipal. Outro foco do “Alfabetiza Pará” é garantir a alfabetização na idade certa, o que é fundamental para reduzir a distorção idade-série, o abandono e a evasão escolar.
O momento proporcionou não apenas o conhecimento do Programa, mas também a troca de ideias e experiências entre os profissionais da educação.
O Programa “Alfabetiza Pará” no município de Curuá tem como Articuladora Municipal Kaíse Rabelo, e como Formadores os professores: Geane Ribeiro e Ivanildo Repolho.
O apoio da SEMED na Gestão do Professor Marinaldo Siqueira, Direção de Ensino: Sebastiana Cardoso e da equipe de organização do evento Patrícia Carvalho, Darcilene Teixeira e Rosilene Sales.
O papel do professor alfabetizador, bem como dos Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos é fundamental para o desenvolvimento das atividades propostas pelo Programa, principalmente no que tange às habilidades para a aquisição da leitura e escrita das crianças, devem sempre acontecer em um ambiente acolhedor, motivador e estimulante para atender às necessidades individuais de cada aluno. E, com isso, promover o desenvolvimento dos discentes durante o período de alfabetização por meio de recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas.
O evento contou com o apoio integral da Prefeitura Municipal de Curuá
Prefeitura Municipal de Curuá